sábado, 12 de setembro de 2009

A PRAÇA.



Foi publicado ontem no O Fluminense uma reportagem falando da má ocupação da praça Leoni Ramos por bares e ambulantes.
Parece que o Comnit e o CCOB resolveram encampar uma campanha para transformar a praça em um espaço para os moradores do bairro, até ai não vejo problemas, e se basearam numa pesquisa feita pelo Comnit para levantar quais eram os problemas do bairro:
"- Em maio, a Comnit fez uma pesquisa com os moradores, com o objetivo de levantar os principais problemas do bairro. Segundo a entidade, em três dias, 50 pessoas foram consultadas. De forma espontânea, 90% dos entrevistados (45 pessoas) reclamaram do barulho. Para 25 entrevistados (50% do total), uma das principais reclamações foi a falta de higiene no local. Vinte moradores reclamaram de acessibilidade, principalmente da falta de espaços nas calçadas e na praça durante à noite. Já para 35%, a segurança é um dos principais problemas. A Comnit ressalta que o entrevistado poderia apontar mais de um problema." - O Fluminense online.- "

Quero lembrar a todos que lêem esse blog que a praça da Cantareira sempre teve comércio e sempre foi habitada pelos estudantes, artistas, artesãos e músicos.
Penso que seria de bom grado que a prefeitura encarasse toda a área da praça como uma área de grande de interesse turístico e comercial, só pra acabar com esse tipo de movimento feito pelo CCOB e Cia LTDa.
Todas as semanas mais de 5 mil pessoas circulam pela praça, procurando diversos tipos de atividades, como o blues do São Dom Dom, o samba do Mãe d'agua, a boate da Tribos ou as bandas da Caverna do Bin Laden.
Entendo que o que falta para São Domingos é uma legislação específica, mas até do novo código de postura da cidade o bairro ficou de fora, pois os vereadores entenderam que precisavam estudar o bairro antes de impor uma legislação que não condizia com a realidade do local.

São Domingos precisa de ordenamento para que volte a ter atividades culturais toda a semana sem agredir moradores, comerciantes e frequentadores que sentem falta de tudo que perderam quando existia o espaço cultural da Estação Cantareira. Enquanto isso não acontecer os comerciantes, os camelôs e os frequentadores tem que tomar a praça de assalto e ocupa-la como podem, pq já que os governos não tiveram a brilhante idéa de estatizar o prédio da cantareia é ao redor naquela praça que a cultura de Niterói ainda se reconhece.

E VIVA A OCUPAÇÃO DESORDENADA DE SÃO DOMINGOS!!!!!!!

Nenhum comentário: